Telefone: (61) 3321-0881/3226-1404

Semana Nacional do Trânsito de 2017 promete várias inovações

Acompanhe pelo site da AND a programação dos Detrans para este marcante momento do calendário anual do trânsito

 

 

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada há mais de 20 anos em todo o país, entre os dias 16 e 25 de setembro, e sempre com um tema relacionado ao trabalho de prevenção de acidentes e educação para o trânsito. Este ano, a semana nacional do acontecerá do dia 18 ao dia 25 de setembro e terá como tema: “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, com o principal objetivo de lembrar que o trânsito é responsabilidade de todos. O Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, órgão vinculado ao Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN, definiu por meio da Resolução 654, de 2017, todas as mensagens e os cronogramas das campanhas de 2017, e são elas: "Escolha viver. Decida pelo trânsito seguro"; "Pela família. Escolha o trânsito seguro"; e "Pela vida. Escolha o trânsito seguro". 

Materiais de divulgação podem ser obtidos pelo site do DENATRAN.

Os Departamentos Estaduais de todo o país já estão preparados para comemorar essa semana com campanhas voltadas para a população e que envolvam uma participação direta dos órgãos, entidades e cidadãos. Dessa forma, as ações são, em sua maioria, interativas e que visam essa comunicação voltada para conscientizar e educar as pessoas sobre a sua importância no trânsito. Há campanhas, ainda, para públicos-alvo específicos, com foco na educação das crianças, no respeito aos pedestres e aos ciclistas, além daquelas que atentam para os riscos trazidos pelo uso de celular ao volante e também pelo uso de álcool e outras substâncias psicoativas.

Como medida para fortalecer e dar maior publicidade a estas importantes iniciativas, a AND reserva um espaço para informar sobre as programações da Semana Nacional do Trânsito nos Estados:

 

Detran Alagoas:

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) abriu oficialmente nesta sexta-feira (15), em solenidade na sede do órgão, a Semana Nacional de Trânsito (SNT). Com o intuito de promover uma maior conscientização nos condutores, até o dia 26, a Chefia de Educação para o Trânsito irá promover ações educativas nas ruas e palestras em escolas e simpósio, tanto na capital quanto no interior do Estado.

Em sua fala de abertura, o diretor-presidente do Detran/AL, Antonio Carlos Gouveia, salientou a importância de intensificar as ações em todo o Estado, para poder provocar uma mudança de comportamento que resulte em mais vidas preservadas. “Temos que trabalhar a educação de todos aqueles que participam do trânsito. Durante toda esta semana estaremos presentes nas ruas, com ações educativas que despertem no motorista, pedestre, ciclista e motociclista o desejo de tornar nosso Estado em um ambiente seguro para o tráfego. Fizemos uma cartilha para ser distribuída entre as crianças, onde elas vão aprender de uma maneira divertida as regras de trânsito, e iremos promover também palestras e simpósio”, ressaltou o diretor (inscrições para o simpósio podem ser realizadas aqui).

Durante a abertura da Semana foi assinado um convênio que permite ao Ministério Público Estadual (MPE/AL) ter acesso ao banco de dados do Detran/AL, com o propósito de contribuir com mais eficiência e segurança nas investigações na instituição ministerial. Também foi assinado um termo de cooperação entre o Detran/AL e a Prefeitura de União dos Palmares, que irá fortalecer a fiscalização do transporte escolar, com o propósito de evitar que acidentes aconteçam e que os estudantes que necessitam desse meio para se locomover até o local de ensino estejam seguros durante o percurso. Esta fiscalização, que irá abranger diversos municípios alagoanos, será em parceria com o MPE/AL, Controladoria-Geral da União (CGU), Controladoria-Geral do Estado (CGE), Ministério Público Federal (MPF), Tribunal de Justiça (TJ/AL).

Homenagens

A solenidade foi marcada por diversas homenagens e apresentações culturais. O professor da escola Senador Rui Palmeira, no município de Arapiraca, José Edson, recebeu uma placa de agradecimento da presidência do Detran/AL, pelo trabalho que vem prestando aos jovens, disseminando dicas importantes sobre a educação necessária que se deve ter no trânsito.

Os condutores Ivanildo Valença e Francisco de Assis, ambos com mais de 80 anos, foram agraciados por uma homenagem do órgão, por serem condutores ativos e conscientes, que possuem atitudes no trânsito que contribuem para a construção de um ambiente mais seguro, cidadão e respeitoso.

A turma dos bombeiros mirins realizaram uma encenação emocionante, marcada por aplausos, sobre os procedimentos de primeiros socorros que devem ser feitos diante de uma vítima de acidente de trânsito.

Blitz Cidadã

O projeto Blitz Cidadã, desenvolvido pela Operação Lei Seca e por órgãos fiscalizadores do trânsito, terá início durante a Semana Nacional de Trânsito. De acordo com o coordenador da Lei Seca em Alagoas, tenente Emanuel Costa, a blitz irá acontecer em caráter educativo. Os agentes de trânsito irão abordar os condutores e não apenas punir com as irregularidades, mas também convidá-los a um momento educativo.

“Queremos nos aproximar dos condutores, enfatizando o quanto é importante eles estarem corretos para poder dirigir. Em posse dos documentos obrigatórios, sem ter ingerido bebida alcoólica, etc. Iremos realizar a blitz em conjunto com palestras no mesmo local, para que esses condutores possam tirar as suas dúvidas e praticarem a mudança de comportamento no trânsito”, concluiu o tenente.

Campanha

A campanha publicitária que começou a ser veiculada pela mídia em todo o Estado nesta sexta-feira (15), também foi apresentada durante o evento. De acordo com o representante da Chama Publicidade, Hermann Fernandes, o processo criativo para desenvolvê-la foi baseado na necessidade de levar para cada pessoa o sentimento de que ela é um agente fundamental, com a pergunta: “E aí, o que você tem feito de bom para um trânsito melhor?”.

 

Detran Bahia:

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran/BA) iniciou as atividades da Semana Nacional de Trânsito (SNT), nesta segunda-feira (18), às 08h30, no Centro de Convenções do Hotel Fiesta, em Salvador. O diretor-geral do órgão, Lúcio Gomes, apresentou a programação da campanha #EuEscolhoViver, que inclui uma série de ações educativas e de fiscalização até domingo (24), além do lançamento de serviços que vão oferecer mais comodidade aos cidadãos. Durante o evento, serão apresentados o novo portal de serviços online e os sistemas de pátios e leilões repaginados.

Seguindo o que estava programado, o grupo de teatro da Polícia Militar apresetou os riscos de escolhas erradas, como tirar selfie dirigindo, exceder o limite de velocidade nas vias e beber antes de conduzir o veículo na segunda-feira (18), no Centro de Convenções do Hotel Fiesta, em Salvador. Os policiais também relataram para o público o trabalho da operação “Paz no Trânsito”, uma parceria do Detran com a PM que já alcançou a marca de 260 mil abordagens e 3,5 mil condutores autuados por alcoolemia no estado. “Esta semana, vamos intensificar as ações da operação, com o objetivo de garantir que os condutores que fazem as escolhas certas circulem em segurança", pontuou o coordenador de Fiscalização do Detran, capitão Márcio Santos.

Posteriormente, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) inaugurou, nesta quarta-feira (20), na sede do órgão, em Salvador, a Central de Videomonitoramento para Formação de Condutores. A unidade vai acompanhar em tempo real todas as fases de aprendizado do candidato a motorista, incluindo curso teórico e prático, aula no simulador de direção e exames clínicos, com o objetivo de dar mais transparência ao processo de habilitação. “É um avanço tecnológico que qualifica o condutor e evita fraudes”, afirmou o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes.

Dando continuidade a semana de ações interativas, Cerca de 200 alunos do ensino médio, com idades entre 14 e 17 anos, participaram das atividades.  A estudante Jaqueline Moraes, 16 anos, se mostrou motivada. “Amei executar as tarefas porque consegui aprender brincando sobre como me comportar com responsabilidade no trânsito". O vice-diretor do colégio, Fernando Borges Leal, ressaltou a importância  da iniciativa do Detran. “Não temos como desvincular o tema trânsito do nosso cotidiano. Por isso, acho essencial essa temática estar presente no ambiente escolar".

Novos serviços, palestras, teatro, passeios, gincanas e blitzes educativas. As ações marcaram a atuação do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), durante a Semana Nacional de Trânsito, que foi encerrada em Salvador, na manhã deste domingo (24), com a caminhada #EuEscolhoViver, para promover a cultura da paz entre condutores e pedestres.

Confira a programação completa da SNT 2017 em Salvador aqui

 

Detran Espírito Santo:

O Departamento de Trânsito do ES realizará ações educativas no Estado com palestras e atividades para crianças, adolescentes e adultos demonstrando a importância do respeito às leis e das boas práticas no trânsito. Além disso, será realizado, no Centro de Convenções de Vitória, o “II Seminário de Trânsito e Cidadania”, que abordará os temas “Municipalização do trânsito” e “Formação do condutor”, respectivamente. O evento terá como palestrantes especialistas em trânsito de todo o país para debater o assunto com um público de profissionais de órgãos como Detran|ES, DER, DNIT e Batalhão de Trânsito da Polícia Militar; de Centros de Formação de Condutores (CFCs); de setores de Trânsito e Educação de Prefeituras; de clínicas; além de estudantes de Engenharia, Psicologia e Pedagogia; servidores de outros órgãos públicos que atuam com o tema trânsito e demais interessados. 

O encerramento da semana acontecerá no sábado (23), quando será realizado o “II Dia D do Detran|ES”, no Parque da Cidade, em Jardim Limoeiro, na Serra. O evento é uma oportunidade para o cidadão solicitar serviços relacionados à habilitação e aos veículos, orientação jurídica para recursos de multas e indicação de condutor, além de orientações básicas sobre mecânica, revisão de motocicleta, ajuste e lubrificação de bicicletas. Também serão disponibilizados outros serviços como aferição de pressão e glicemia, orientações de saúde bucal, boletim de acidente de trânsito, emissão de documentos de identidade e cadastro de via expressa. O público também poderá participar de ações educativas promovidas pelo Detranzinho.

 

Detran Goiás:

O Detran-GO mobilizou diversos parceiros e preparou uma extensa programação. Serão promovidas campanhas educativas, blitzes, flash mob, ação de guerrilha e um prêmio cultural para alunos e escolas da Região Metropolitana de Goiânia. As atividades têm como objetivo a propagação de informações úteis ao dia a dia de pedestres, ciclistas e condutores, o estímulo ao debate sobre a segurança viária e, principalmente, à reflexão sobre as responsabilidades individuais.

Ao longo do período, serão realizadas atividades em vários municípios, em parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e prefeituras e secretarias municipais de trânsito. A maioria das ações serão em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis, que segundo levantamento do Goiás Mais Competitivo e Inovador, são as cidades que concentram o mair número de óbitos no trânsito, totalizando 43,83% das fatalidades. Nos três municípios também será intensificada a fiscalização por meio do programa Balada Responsável, que busca inibir a combinação de álcool e direção.

Dados preliminares do Datasus apontam que, em 2015, 1.837 pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito em Goiás. “O número apresenta um avanço em relação à 2014, quando foram registradas 2.110 mortes, mas é intolerável, especialmente, quando sabemos que grande parte desses acidentes poderiam ser evitados com a simples observância das leis de trânsito”, pondera o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho.

Ele argumenta que o tema da Semana Nacional de Trânsito não poderia ser mais oportuno, por tratar das escolhas diárias que são feitas por pedestre, ciclistas e condutores. “Quando escolhemos usar o cinto de segurança, respeitar a faixa de pedestre ou não dirigir falando ao celular estamos escolhendo o tipo de trânsito que queremos. Se os índices de mortes estão altos, podemos mudá-los, fazendo as escolhas certas”, finaliza. Confira mais detalhes aqui.

 

Detran Maranhão:

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran/MA), lançou dia 18, às 09 horas, no auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa, a programação oficial da Semana Nacional de Trânsito  (SNT). O evento contou com a presença do Governador Flávio Dino, da Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, do Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, autoridades convidadas e representantes de entidades parceiras.

      

De acordo com a Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, além da capital, as ações educativas da SNT, também serão realizadas nos municípios do Estado, com o apoio das 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (CIRETRANS). A equipe de educadores do Detran-MA realizará palestras em escola, empresas e instituições públicas, atividades nas faixas de pedestres e distribuição de material educativo nas ações da Operação Lei Seca e Direção Certa. Este ano, os alunos que participarão do Projeto “Conhecendo o Detran-MA”, também visitarão as dependências do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv) para identificar a importância do trabalho de fiscalização do trabalho. Participarão também de todas as atividades, os educadores do Projeto Humanizar, que são vítimas de acidentes de trânsito engajadas nessas ações educativas. 

 

Detran Mato Grosso:

A mobilização do Detran/MT para a Semana Nacional do Trânsito teve início na manhã do dia 18, com a abertura da SNT no auditório do Detran. O evento de abertura contou com um curso de Aperfeiçoamento em Educação para o Trânsito aos Instrutores do Centro de Formação de Condutores, além de palestras com diversos temas relacionados ao trânsito. 

A programação da SNT contará com várias ações voltadas para a educação da população. Dessa forma, o Detran/MT estará trabalhando para que o trânsito se torne cada vez mais humanizado e seguro. Confira mais detalhes aqui 

Além disso, o cronograma do Detran prevê a realização de cursos de  direçãoo defensiva, visitas ao Detran, e blitzes educativas e de fiscalização da Operação Lei Seca, na capital e interior do estado. No interior do Estado estarão sendo desenvolvidas outras ações educativas alusivas a Campanha da Semana Nacional de Trânsito, por meio das parcerias locais das CIRETRANs (DETRAN).

 

Detran Paraíba:

A abertura da Semana Nacional do Trânsito acontece nesta segunda-feira (18), às 9h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, presidida pelo governador Ricardo Coutinho, pelo secretário da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, e pelo superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Agamenon Vieira. O evento conta com a apresentações culturais palestras sobre o tema oficial da Semana, “A minha escolha faz a diferença”.

Por isso o tema “Nós somos o trânsito”, com o propósito de envolver todos os atores da sociedade, engajados na luta pela diminuição dos índices alarmantes de mortes e sequelados no trânsito da Paraíba e do Brasil. Segundo o superintendente Agamenon Vieira, a união de todos é que vai determinar a vitória dessa luta, inclusive no sentido de estancar o número de vítimas, bem como a sangria aos cofres públicos com atendimentos emergenciais que poderiam ser evitados.

A palestra proferida pelo ilustríssimo presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), Antônio Carlos Gouveia, sobre o tema “Nós somos o trânsito”, principal abordagem da Semana Nacional, teve a finalidade de alertar a população sobre a responsabilidade de cada um no trânsito, no sentido de diminuir os números alarmantes de mortes e feridos nas vias e rodovias do país.

      

O encerramento da Semana Nacional de Trânsito está programado para as 9h do dia 25 de setembro, na Fiep, onde haverá uma exposição de trabalhos sobre Educação para o Trânsito, produzida pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), panfletagem e mesa de encerramento com entrega das premiações aos vencedores do jogo digital “Desafio Superprático Detran”, além de apresentação cultural do Grupo Musical Sivuquiando, daquela universidade.

 

Detran Pará:

A abertura da SNT do Detran/PA foi realizada na Praça Santuário de Nazaré, no domingo (17), às 08h30, e contou com a apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros e dos corais da Santa Casa de Misericórdia e da OAB-PA. Paralelamente, a equipe de educação do Detran realizou atendimento ao público adulto e também direcionado ao infantil, com o Cine Detran, pintura corporal, pintura orientada e jogos educativos de trânsito, como a trilha educativa.

        

Todos os anos a programação feita pelo Detran conta com diversos parceiros e esse ano não será diferente. Assim, já garantiram participação na SNT 2017 parceiros como a FIEPA, SESI, SESPA, Associação Brasileira de Alzheimer do Pará, Hemopa, OAB, PRF, Aspamotos, Moto Clube Arara de Aço, Clube do Pedal, Bombeiros, Sest/Senat, Sesma, Seduc, Movida, Vida Pará e outros.

Durante a programação o público irá contar com orientações sobre transplante e doação de órgãos; orientação sobre Alzheimer, com teste de propensão ; serviços de doação de sangue; testagem rápida de hepatites B e C; ginástica laboral; apresentação de uso das técnicas de Muay Thai; serviços de orientação jurídica; serviços de fisioterapia, nutrição e psicologia; simulador de direção veicular; teste de glicemia, e aferição de pressão arterial; apresentações de dança com o grupo API Dance e outras atrações.

 

Detran Pernambuco:

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran – PE) inova com evento que contará com a presença do palestrante Iberê Tenório, do Manual do Mundo, conhecido nacionalmente entre os jovens, ministrando palestra sobre “O desafio de como falar com os jovens sobre educação no trânsito, através das redes sociais”. O evento de abertura também tem como debatedor o instrutor Carlos Augusto Elias que é criador do Portal do Trânsito. Na oportunidade, o presidente do Detran, Charles Ribeiro,  irá entregar a uma empresa de moto frete, um capacete branco, representando todas as outras empresas parceiras na campanha de prevenção de acidentes de moto “A vida é melhor com você”.

Além disso, o Detran/PE está organizando a XVII edição da Feira de Educação de Trânsito que acontecerá em Itapissuma, no  litoral norte do Estado, já que o objetivo desta gestão é levar educação de trânsito para todos os municípios Pernambucanos. O evento terá como novidade o lançamento da revistinha da Turma da Mônica “Educação no Transito não tem idade” e contará com os personagens Mônica e Cebolinha no estande para fotografar com as crianças.

 

Detran Rio de Janeiro:

O Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro tem, nesta Semana Nacional, como objetivo principal chamar atenção para a segurança no trânsito. No dia 18, às 16h, o Detran/RJ vai inaugurar a comemoração da data com uma simulação de acidente na Avenida Presidente Vargas e uma exposição de fotografias sobre a postura das – boa e má – no trânsito. A ação contará com a parceria do Corpo de Bombeiros, SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), CET-RIO (Cia de Engenharia de Tráfego), ABRAMEDE/RJ (Associação Brasileira de Medicina de Emergência) e Acadêmicos de Medicina da Universidade Estácio de Sá.

O Detran RJ fará diversas ações para comemorar a Semana Nacional do Trânsito. Além da simulação e da exposição itinerante de fotos, haverá passeio ciclístico no Aterro, no domingo, 24, e encontro de corais e ação da ONG Bike Angel em outras datas. A Semana Nacional do Trânsito será realizada do dia 18 a 25 de agosto. Dias 18 a 22 haverá exposição de fotografia. Já no dia 22 haverá ação educativa para o trânsito e passeio ciclístico. Na ocasião, o Detran RJ participará, junto com outros órgãos, da ação no Dia Mundial sem carro (DMSC). Neste ano realizará ação educativa na Praça Mauá e PASSEIO CICLÍSTICO – BiciRio. No local haverá a Tenda Pedagógica e apresentação do CORAL CANTA DETRAN. – o evento acontece das 9h às 13h, e o passeio ciclístico das 11h às 12h.  Confira mais informações aqui

 

Detran Rio Grande do Norte:

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran/RN) e os parceiros do projeto Vida no Trânsito divulgaram nesta terça-feira (12) a programação oficial das atividades educativas que vão ser desenvolvidas durante a Semana Nacional de Trânsito (SNT), que acontece de 18 a 25 deste mês.

A partir da segunda-feira (18), o Detran inicia as atividades educativas de fortalecimento da Semana Nacional de Trânsito no Estado. A cerimônia de abertura oficial está programada para acontecer às 16h, nas dependências do Natal Shopping. No local estará aberta à visitação uma exposição com viaturas de patrulhamento de tráfego, simulador de direção veicular, óculos de simulação de embriaguez, jogos interativos de trânsito, teatro, materiais educativos e telas expositivas de campanhas educativas, além de dados estatísticos. Na ocasião, também vai ser realizado um torneio grátis de jogos educativos pela internet. A premiação vai ser entregue no próximo dia 27. 

A programação contempla ainda treinamento de pilotagem consciente para motociclistas, fórum de acidentes, passeio ciclístico, blitzen educativas em bares, palestras para ciclistas, ações em travessia de pedestres, visita a ala de politrauma do Hospital Walfredo Gurgel, plantio de mudas as margens da BR 101, roda de entrevistas, conscientização sobre trafego em vias de trem urbanos, ações musicais e outras atividades. Confira mais detalhes aqui.

 

Detran Rio Grande do Sul:

O Detran/RS está mobilizado para a Semana Nacional de Trânsito.
Durante a Semana, a Autarquia irá trabalhar o tema em uma campanha educativa voltada à proteção dos vulneráveis no trânsito. As peças serão veiculadas a partir de domingo (17) em televisão, rádio, internet e cinema.

Por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT), o Detran/RS capacitou Centros de Formação de Condutores (CFCs) para trabalharem pedagogicamente o tema junto a seus alunos. Durante a Semana, a EPT também irá promover, no dia 18, uma palestra interna voltada aos servidores. No dia 19, o grupo de trabalho voltado à proteção do ciclista, coordenado pelo Detran/RS, irá realizar nova edição da ação do respeitômetro – régua de 1,5m acoplada à estrutura da bicicleta. O acessório indica a distância mínima que os demais veículos devem manter em relação ao ciclista. No dia 22, órgãos de trânsito de todo o país engajam-se no Dia Nacional de Mobilização pela Lei Seca. Em todo o Estado, blitze serão realizadas pelos agentes da Balada Segura, política pública gaúcha de educação e fiscalização centrada no combate à alcoolemia no trânsito.

A Autarquia prevê, ainda, nova edição do Desafio Intermodal e o lançamento do serviço de defesa de autuação via Central de Serviços. Confira mais detalhes aqui.

 

Detran Roraima:

A governadora Suely Campos fez, na 2a-feira, 18/09, às 17 horas, no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, a abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito 2017.  A programação segue até sexta, dia 29, e inclui atividades educativas, entre elas, apresentações de peças teatrais, canto coral e palestras, além de blitze.

O tema deste ano acompanha a evolução das ações de educação para o trânsito e campanhas realizadas pelo Detran/RR (Departamento Estadual de Trânsito). De acordo com o presidente do Detran, Titonho Beserra, essas ações têm feito a diferença a cada ano que passa.

Durante a abertura da Semana Nacional de Trânsito, o Detran-RR realizará a entrega dos prêmios aos vencedores do 3º Concurso de Educação para o Trânsito. Lançado em junho deste ano, o concurso envolveu estudantes de escolas públicas e particulares do Estado na produção de trabalhos com temas relacionados ao dia-a-dia do trânsito, com a finalidade de conscientizar todos sobre segurança e conduta responsável no tráfego.

 

 

Detran Santa Catarina:

O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina, Detran/SC, promoveu palestra de abertura da Semana Nacional de Trânsito, nesta segunda, dia 18, no SEST/SENAT. A abertura tinha como objetivo discutir a humazinação do trânsito e conscientizar a população de que todas as suas ações têm consequencias no trânsito.

A programação da Semana continua na próxima quinta-feira, dia 21, com uma blitz educacional que terá o objetivo de promover a balada pela vida. Uma ação do Detran/SC em pareceria com a polícia militar e a prefeitura de Santo Amaro. Posteriormente, será realizado um o dia mundial sem carro junto com uma palestra educacional voltada para a população. 

Por fim, a Semana Nacional de Trânsito terá seu encerramento com o 7º Sábado da saúde, uma ação voltada para a saúde e o bem estar. 

 

Detran Sergipe:

O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe, Detran/SE, trabalhará com uma programação voltada especialmente para as crianças, na capital e no interior do Estado. O objetivo é realizar atividades educativas que fomentem a mudança de comportamento da sociedade em favor de um trânsito mais cidadão e pela valorização da vida.

A solenidade de abertura será realizada dia 18, às 08 horas, na sede do Detran/SE, com a apresentação da Banda da Policia Militar de Sergipe (PM-SE); entrega de Medalhas do Mérito de Trânsito para as pessoas que contribuíram para um trânsito mais seguro; exposição em estandes de parceiros; palestra para alunos da rede pública no ônibus-escola e comando educativo na avenida Tancredo Neves, com apoio da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran).

Dentro da programação, durante todos os dias da Semana haverá uma série de atividades educativas realizadas pela equipe da Escola Pública de Trânsito (EPTran), a exemplo de comandos com apoio da CPTran e do Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv), palestras, entrega de kits educativos de trânsito, entre outros eventos e dinâmicas.

Parceiros: neste ano de 2017 o Detran/SE conta com a parceria da Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (ABRAPSIT); CPTRAN; BPRv; Guarda Municipal de Aracaju (GMA); Centro de Hemoterapia de Sergipe (HEMOSE); Liga Acadêmica do Trauma da Universidade Federal de Sergipe (LITRAUMA/UFS); Serviço Social do Transporte - Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT); Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (SINCODIV); Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN); Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT).

 

Créditos: as informações deste informe são compilação de matérias das assessorias de comunicação dos Departamentos Estaduais de Trânsito.